Fundação ReViVer

The Universe Has A Way Jesus Christ

The Universe Has A Way Jesus Christ
O Universo Tem Jeito Jesus Cristo Slogan da Campanha Mundial da Fraternidade 2012

The Universe Has A Way Jesus Christ

The Universe Has A Way Jesus Christ
O Universo Tem Jeito Jesus Cristo - Slogan da Campanha Mundial da Fraternidade 2012/2013

Cristo Jesus Nosso Eterno Senhor

Cristo Jesus Nosso Eterno Senhor
Jesus Cristo Coroado Com Uma Coroa de Espinhos

Jesus The King Of Infinite Universe

Jesus The King Of Infinite Universe
Jesus O Rei do Universo Infinito - Slogan da Campanha Mundial da Fraternidade 2012/2013

Gênesis II - Give Glory The Lord

Dom Eurico dos Santos Veloso  Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora.


Dom Eurico dos Santos Veloso 
Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora. Nascimento: 13 de abril de 1933 com 84 anos, Juiz de Fora, Minas Gerais Nomeado arcebispo: 29 de novembro de 2001 Ordenação episcopal: 05 de julho de 1987
Lema episcopal: In Gentibus Evangelizare
O arcebispo metropolitano Dom Eurico dos Santos Veloso,  anunciou no dia 28 de janeiro de 2009, sua aposentadoria. Depois de sete anos na arquidiocese de Juiz de Fora, o arcebispo recebeu a autorização da Santa Sé para se afastar do comando da arquidiocese.
O posto foi assumido por Dom Gil Antônio Moreira, que era bispo na Diocese de Jundiaí, em São paulo.
Para Dom Eurico, a conservação do patrimônio da igreja é um dos desafios para o novo bispo. "Como muitas igrejas de Juiz de Fora foram tombadas pela Prefeitura, a conservação desses locais é um grande desafio, pois qualquer mudança ou conserto precisa ser aprovado pelo conselho. Esse processo é demorado e dificulta o trabalho", explica.Apesar da aposentadoria, o religioso pretende continuar em Juiz de Fora e manter seu trabalho nos grupos religiosos. Além disso, o bispo promete ser atuante na discussão do ensino religioso no Brasil, como integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.








D. Eurico Fala Sobre A Páscoa.

Os cristãos se preparam para viver uma das comemorações mais importantes dentro das suas tradições e simbolismos: a Páscoa! Como destaca o Arcebispo Metropolitano, Dom Eurico dos Santos Veloso: "é o acontecimento central da história cristã. E este acontecimento, aos olhos dos fiéis que creêm em Cristo, é o acontecimento central da história do mundo".
A comemoração da Páscoa simboliza a morte e Ressurreição d'Aquele que Veio, para Salvar e Se Sacrificar pela humanidade. Esse foi o sentido que a festa cristã ganhou, após a passagem de Jesus pela terra. Nos anos anteriores ao Cristo, a Páscoa era uma festa dos nômades da Palestina, ocasião em que se sacrificava um cordeiro com símbolo e invocação de fecundidade. Em seguida, a comemoração se tornou a grande festa para a recordação da libertação dos hebreus do Egito. A Páscoa como a festa mais importante da igreja só existe depois da Redenção de Cristo.
E esse tempo Pascal se tornou hoje, o grande momento para Reconhecimento, Agradecimento e Recolhimento dos Praticantes da Religião. Dom Eurico destaca que é uma semana muito importante e que para quem pratica a religião, pode trazer muitos benefícios para a alma. "Essa é uma Semana de Retirada, de Vivência. Tão importante, que até nós que Servimos Ao Senhor temos que nos policiar para não perdermos nosso tempo de Recolhida", comenta o arcebispo ao falar de como fica ocupado durante a Semana Santa. Em Juiz de Fora, comemorações têm levado às igrejas em média 50% a mais de fiéis que em outras épocas do ano. Sobre esse fato específico, Dom Eurico é enfático: ele diz que tem muita gente que só procura a igreja nessa época do ano, e que isso não está certo. Mas que ao mesmo tempo é preciso ter em mente que a culpa desse fato ser cada vez mais comum está em toda a sociedade. "As pessoas já colocaram na cabeça que a obrigação delas é comungar pelo menos uma vez por ano pela Páscoa da Ressureição. Sendo "obrigação" vão, e ficam achando que estão em dia com a religião". Para Dom Eurico, outra coisa que leva muita gente às igrejas nessa época do ano são os teatros e outras formas de celebração.

Ele destaca, por exemplo, que a Cerimônia do Lavapés, é uma das mais assistidas, porque sempre tem uma encenação. "Esses teatros, o Lavapés, o Senhor Morto, são Religiosidades sim. Mas gostar ou assistir só elas é algo vazio", comenta. Mas acalme-se! Se você é uma das pessoas que só vai nessas celebrações mais teatrais da Semana Santa, não se desespere e se classifique como um mal cristão! Dom Eurico ressalta que é importante que se tenha esse tipo de conhecimento, que se procure entender os símbolos pascais e também o significado da Páscoa, mas que esse tipo de desconhecimento é mais comum do que se imagina
Dom Eurico faz questão de frisar que párocos podem ter opiniões diferentes,
mas que ele prega e acredita que não comer carne ou qualquer outra coisa, só vai ter validade como sacrifício se a pessoa também está vivendo a religião. Ou seja, se o fiel não come carne na Sexta-Feira Santa, mas também não fez isso com o coração aberto, não vale nada a Penitência. Ele explica que a proposta da igreja  de certas restrições alimentícias nessa época do ano está relacionada com a importância da data e com o fato de isso representar um Sacríficio e uma Demostração de Domínio. O Arcebispo conta que essa tradição, em anos anteriores permanecia durante a quaresma inteira e que foi sendo reduzida aos poucos. Hoje a igreja prega a sugestão de não se comer carne somente às sextas-feiras da quaresma e que essa penitência pode ser ainda complementada com outra ação:
"Não coma carne na sexta, mas ofereça aquilo que você e sua família iam comer para quem não tem o que comer. Eles sim, podem comer carne na Sexta-Feira Santa, porque já não se alimentam bem o ano inteiro",
opina. Outro comentário importante do arcebispo: a não ingestão de carne é um simbolismo de penitência. Ou seja, se você não é "muito chegado" nesse alimento não vai estar fazendo sacríficio nenhum. A igreja já permite oficialmente a troca do alimento. "Não há motivo específico para não se comer carne que não seja a Penitência. A carne não simboliza o Corpo de Cristo como muita gente pensa. É só um alimento base e também considerado nobre", explica.




Veja Dom Eurico Com o Papa Francisco No Vaticano Veja clicando abaixo:

Dom Eurico Pede A Benção do Papa Francisco Para a Pró-Saúde Colaboradores e Voluntários







Nenhum comentário: